Social Icons

sábado, 5 de junho de 2021

Dr. Sin - Discografia



Gênero: Hard Rock, Heavy Metal

PAGES:


A história da banda começa com os irmãos Andria e Ivan Busic formando suas primeiras bandas, Platina (1984) e Cherokee (1988), respectivamente. Nessa época, o guitarrista Edu Ardanuy já fazia jams com os Busics eventualmente nos bares de São Paulo.

Em 1989, tocam como banda de apoio na gravação do disco solo do recém saído guitarrista da banda Radio Taxi Wander Taffo. Dois anos depois, é formada a banda Taffo, agora não mais como um solo de Wander Taffo, mas sim como uma banda. Gravam o belíssimo CD Rosa Branca. Como convidado, Andria sai em turnê com a banda Ultraje a Rigor.

Os Busic juntam-se definitivamente a Eduardo Ardanuy, que já havia tocado em bandas como Anjos da Noite e Chave do Sol. Tornam-se a banda de apoio do vocalista Supla (ex-Tokyo). Após um disco e alguns shows, o trio decidiu que era hora de investir na própria carreira. Já com o nome de Dr. Sin, viajam aos Estados Unidos para distribuir e divulgar seu trabalho, agendando até algumas apresentações. O primeiro show da banda foi dia 11 de Janeiro de 92 no Black Jack em São Paulo, em fevereiro e março eles fazem 3 shows em Nova York nos EUA, em maio abrem para o Ian Gillan (Deep Purple) em São Paulo.

Em 1992, assinam um contrato com a multinacional Warner Music, que apostou no grupo, mesmo sem terem nenhum material.

No começo de 1993, o festival Hollywood Rock atraia milhares de fãs do bom e velho rock, o Dr. Sin toca na mesma noite de bandas como Nirvana e L7. Abrem também para o Pantera neste mesmo ano, a Warner lança o álbum Dr. Sin em 9 países, obtendo ótima repercussão. A faixa Emotional Catastrophe obteve grande sucesso nas paradas musicais, veiculação de clipes na MTV, e acabou virando parte da trilha sonora do seriado brasileiro da TV Cultura chamado Confissões de Adolescente. You Stole My Heart e Scream & Shout, dois vídeos produzidos em seguida, não obtiveram o mesmo êxito.

O disco de estréia é lançado dia 23 de Outubro de 1993.

Em 1994 participam de inúmeros festivais, tais como o M2000 Summer Concerts, que foi um Festival realizado nas cidades de Porto Alegre, Florianópolis e Santos, onde dividiram palco com bandas como Mr. Big, The Lemonheads e Rollins Band, e a primeira edição brasileira do Monsters of Rock, junto com Slayer, Black Sabbath e Kiss. Em julho a banda é headliner no Olympia em São Paulo.

Em 1995 a banda ganha um especial de 11 minutos na MTV Americana, com narração da história da banda e imagens da gravação do primeiro disco, clipes, e shows nos EUA e no Brasil.
Brutal chega no mesmo ano, lançado no Japão sob o título de Silent Scream. A produção dessa vez ficou a cargo da própria banda. Neste álbum, é possível sentir uma grande evolução no som da banda, mais pesada e coesa do que o trabalho anterior. Participa do album o tecladista Marcelo Souss, (que havia tocado com os Busics na época da banda Taffo) que também fez shows durante a turnê de divulgação do disco. É gravado também um clip de Down in the Trenches.

Em 96, o sucesso os fez entrarem em uma nova maratona de abertura de shows: Bon Jovi, Joe Satriani, Steve Vai e ACDC.

Andria e Ivan Busic participaram de uma campanha para arrecadar fundos para a CACCC, que ajuda crianças com câncer. O vídeo foi gravado semelhante a campanha de Michael Jackson nos anos 80, chamada USA for Africa. Participaram do vídeo também outros artistas, como Fábio Junior, Elba Ramalho, Sergio Reis, Jair Rodrigues, Jair Oliveira, Luciana Mello e outros, em julho a banda participa do programa de Jô Soares.

Em Insinity, de 1997, o trio volta aos Estados Unidos para gravar nos estúdios de Michael Vescera (ex-Yngwie Malmsteen) para a gravação do novo álbum. Vescera co-produz o disco, e participa na faixa No Rules. Jonathan Mover (ex-baterista de Joe Satriani, Alice Cooper, Saigon Kick, Einstein) fez uma participação especial na música Insomnia. Silvio Luiz, comentarista esportivo brasileiro, colabora com uma irreverente participação na música Futebol, Mulher e Rock n' Roll, usando os jargões “futebolísticos” que o tornaram popular. Esta música, junto de Emotional Catastrophe se torna um dos grandes hits da banda. Mais uma vez os teclados foram gravados por Marcelo Souss.

No festival Skol Rock, onde também tocaram estrelas como Bruce Dickinson, Scorpions e Dio, a banda faz uma prodigiosa apresentação.

Em 1997 durante a turnê do album Insinity, o tecladista e amigo da banda Joey Gross Brown toca em alguns shows, a parceria deu tão certo que pouco tempo depois ele já estava tocando com músico convidado fixo, ele tocou de 97 até 2002.

No começo de 97, a banda faz participação especial em 3 shows do Dream Theater.

Em abril de 98 a banda toca em Curitiba, abrindo para o Quiet Riot.

Em maio de 98, a banda abre 3 shows para o guitarrista sueco Yngwie Malmsteen, lançou um álbum de sua apresentação chamado Live in Brazil, ele gostou tanto da abertura do show que incluiu em sua versão japonesa um EP contendo quatro faixas do Dr. Sin ao vivo.

Em 2000, Vescera torna-se integrante definitivo da banda e passa a dividir os vocais com Andria. Em quarteto, gravam o quarto álbum auto-intitulado, Dr. Sin II. Numa atitude até então inédita no Brasil, a banda lança este álbum encartado a uma revista com a história e a trajetória da banda, e só podia ser adquirido em bancas de jornal. O álbum foi recebido pelos fãs e pela crítica em geral com estardalhaço e admiração, pois, Vescera e seu timbre encaixam-se perfeitamente nas composições do grupo. Conta também com as participações do guitarrista brasileiro Sérgio Buss (Steve Vai, Tritone), Jason Himmelberger e Joey Gross Brown nos teclados e Roland Grapow (ex Helloween). A música Time After Time ainda foi trilha sonora das corridas de Formula Truck no Brasil, que era transmitido na época pela RedeTV!.

Em meados de 2001 o vocalista Mike Vescera decide sair da banda por causa da distância, ele morava nos EUA e estava difícil ficar vindo ao Brasil constantemente, no final de 2002 outra mudança, o tecladista Joey Gross Brown sai e dá lugar a Rodrigo Simão que é oficializado como tecladista convidado fixo.

Dez Anos ao Vivo, lançado no final de 2003 e DVD, agora pela gravadora Paradoxx Music, voltam novamente em formato de trio. Gravado em maio de 2002 no SESC Ipiranga em São Paulo, traz a participação especial de Andre Matos (Shaman, ex-Angra) na canção Fire. Marco Sergio no Charango, Marco Cesar na percussão e os tecladistas Joey Gross Brown e Marcelo Souss .

Em 2005 foi lançado o álbum Listen to the Doctors, com gravações cover de músicas clássicos do rock. Todas as faixas trazem no título a palavra “Dr.”, como o cover da banda Kiss Calling Dr. Love e Dr. Feelgood da banda Mötley Crüe.

Em março de 2006 a banda faz shows com o Shaman.

Após quase dois anos promovendo o CD de covers "Listen to the doctor's", o Dr. Sin lança o seu novo trabalho, Bravo (2007). O álbum foi primeiro lugar de vendas pela gravadora e se mantém como um dos mais vendidos. Este disco conta com a faixa Think it Over que é trilha sonora da novela Amor e Intrigas, e tem participação especial de Hudson Cadorini da dupla Edson & Hudson, tocando o solo de guitarra.

Em 2008, Andria Busic entra como membro oficial da nova formação da antológica banda de rock n' roll nacional Casa das Máquinas, onde tocam no festival Psicodália. Eles ainda tocaram no festival Virada Cultural.
É neste ano que a banda Shining Star grava uma versão da música "Karma" do Dr.Sin, tornando-se assim o primeiro registro oficial de uma versão por outra banda. Logo após, a cantora Twiggy incluiu a sua versão da música You Stole my Heart do primeiro disco do Dr. Sin em seu primeiro CD, que continha versões de vários outros artistas nacionais e internacionais, como Rita Lee, Cazuza, Erasmo Carlos, LS Jack, George Harrison, Leoni além de algumas composições próprias em parceria com Andria Busic, Ivan Busic, Edu Ardanuy, Liah e Rodrigo Leal.
Neste mesmo ano, a banda foi convidada para fazer parte de um tributo oficial de comemoração aos 40 anos do álbum Branco dos Beatles com a canção Everybody´s Got Something To Hide. É a segunda vez que o Dr. Sin grava um cover dos Beatles.
Chamas da Vida, nova novela da Rede Record, contou como trilha sonora a música "Fire" e "Full Throttle", do álbum Brutal e Bravo, respectivamente. É a terceira vez que o Dr. Sin é trilha sonora de novela, e segunda pela Record.

Em 2009, no dia 07 de abril, o Dr. Sin abriu o show da banda norte-americana Kiss, na Arena Anhembi, para um público de mais de 40 mil pessoas. A banda tocou diversos de seus clássicos, além de músicas do cd Bravo. Recentemente a banda se apresentou ao lado da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo na Sala São Paulo, e fizeram várias versões de clássicos do Rock chamando grande atenção de público e mídia, o que os tornou matéria de vários programas de televisão. O projeto Rock Sinfônico permanece sendo um sucesso e com apresentações marcadas.

Em 2010, os irmãos Busic inauguram seu próprio estúdio de gravação, o SONATA 84, que fica na capital de São Paulo. Passam a fazer grandes produções e iniciam as gravações do novo álbum do Dr. Sin.

Em 2011 a banda anuncia o lançamento de seu novo cd, "Animal". No dia 21 de julho, disponibilizam para download em seu site, uma nova música chamada "May the Force Be with You", homenagem ao clássico filme Guerra nas Estrelas, cujo download é permitido após cadastro no site. No mesmo mês, a banda participa da trilha sonora do filme brasileiro Assalto ao Banco Central de Marcos Paulo.

Em 2013, Dr. Sin entra em estúdio para gravar seu próximo álbum "Intactus". Em julho do mesmo ano, a banda disponibilizou sua discografia completa no iTunes.

Em Setembro de 2013, se apresentou no ROCK IN RIO e em Outubro no MONSTERS OF ROCK, em seguida embarcou para um turne de 3 semanas nos EUA.

Em Março de 2014, participaram como principal banda do navio Motorcycle Rock Cruise.

Em 2015, DR SIN inicia a tour do novo cd “INTACTUS” inteiramente gravado e produzido por ANDRIA BUSIC no Studio 154, lançado pela UNIMAR MUSIC e THE VOICE MUSIC
Anuncio do Fim e Tour de Despedida

Em Agosto de 2015, a banda anunciou em sua página no Facebook que encerraria suas atividades, agradecendo a todos os fãs pelo apoio recebido durante os 23 anos de trabalho. Eduardo Ardanuy diz que a banda resolveu encerrar as atividades talvez pelo desgaste físico e emocional ao longo de todos esses anos num cenário nada favorável ao gênero musical que tanto amam, que é o “Rock'n'Roll” que depois de tantas mutações e subgêneros transformou-se em algo que não saberia nem definir o nome. A turnê de despedida iniciou-se no dia 02 de outubro de 2015 e terminou no dia 20 de março de 2016.

O Retorno

Os irmãos Ivan e Andria Busic anunciaram o retorno do Dr. Sin às atividades. Com nova formação, a banda terá o guitarrista Thiago Melo no lugar de Eduardo Ardanuy.

Sobre a ausência de Ardanuy

Em um vídeo divulgado na página oficial do grupo no Facebook, Ivan Busic falou sobre a ausência de Edu Ardanuy no retorno do Dr. Sin.

“Obviamente, a sintonia se perdeu, mas o amor nunca morre. A separação foi natural e necessária. É um choque que o fã sente… Quem não é fã do Ardanuy? Nós somos fãs, ele é um gênio e sempre será parte do Dr. Sin. A separação foi saudável em termos de amizade, então vão nascer várias coisas lindas. O Edu até acabou de anunciar uma nova banda, chamada Sinistra, que vai ser de altíssima qualidade, como tudo o que ele faz“, diz Ivan Busic.


Retorno do Dr. Sin e novo guitarrista

Thiago Mello, do Acre, foi selecionado entre mais de 200 guitarristas.

“A motivação para a volta do Dr. Sin começou quando montamos a banda Busic e, no meio do caminho, houve uma substituição de guitarristas. Assim, analisamos mais de 200 gênios por todo o Brasil, mas, dentro de um teste final com 23 nomes, Thiago Melo se destacou e nos impressionou no primeiro bend. A princípio, a gente ainda não conhecia a personalidade dele, mas nos tornamos uma família, mesmo que a trajetória da banda tenha sido curta”, conta.

“Enquanto estávamos nesse processo, fomos percebendo que nós éramos o novo Dr. Sin. A gente sentia isso pela energia que estava acontecendo. Era como os primeiros dias do Dr. Sin com Edu Ardanuy, pois havia uma magia em como a gente se tratava e fazia música”, completa Ivan.

Em 2018 a banda lança seu primeiro single após a nova formação, Lost In Space, marcando definitivamente o retorno da banda.

Assim, o novo disco da banda, Back Home Again é lançado em 2019 obtendo uma receptividade positiva entre os fâs da banda e a crítica especializada. Ainda em 2019 o Dr. Sin participa da coletânea física da revista Roadie Crew com o segundo single da banda intitulado Shout, Roadie Crew Collection, Vol. 01.

Formação atual

Andria Busic (baixo e vocal)
Ivan Busic (bateria e vocal)
Thiago Melo (guitarra)

Ex-Integrantes

Michael Vescera 2000-2001 (Ex-Loudness, Yngwie Malmsteen e Obsession ex-Killing Machine, The Reign of Terror, Palace of Black, Palace of Black, Roland Grapow, Safe Haven, ex-MVP) (vocal)
Marcelo Souss 1995-1998, 2002 (teclado) (músico convidado)
Joey Gross 1997, 1998-2001, 2002 (teclado) (músico convidado)
Rodrigo Simão 2003-2012 (teclado) (músico convidado)
Eduardo Ardanuy 1991-2016 (guitarra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário