Gênero: Blues Rock
02 TPM
03 Gatim de Rua
03 Volver a Mi Pais
05 Desengonça
06 3 da Manhã
07 Insolidão
08 Sinto Saudade Sim
09 Dias Inteiros Ablusadas
Link 01
Link 02
LISTEN
Tidal | AppleMusic | Spotify | Deezer | YouTube
Em agosto, mês de comemoração mundial do blues, as Ablusadas, a primeira banda feminina de blues autoral no Brasil, lançam no dia 12, sexta-feira, o primeiro álbum “Eu quero é blues” em todas as plataformas digitais. Haverá shows de apresentação do disco no dia seguinte, 13, no Festival Internacional Dipanas Blues, em Pará de Minas (MG) e no dia 27, no Chopperhead, em Belo Horizonte.
“Eu quero é blues” é um convite ao público para um passeio pela musicalidade vibrante do blues. O disco traz a sinergia das raízes desse estilo de origem afro-americana e do som vibrante contemporâneo, moderno e criativo. Os arranjos valorizam o protagonismo de cada uma das oito integrantes da banda, além do clima descontraído, com humor e elegância.
“Um dos diferenciais do álbum é que as dez faixas são em português, o que destaca o blues nacional com personalidade, elementos novos e atmosfera vintage, além de apresentar diversos estilos de blues em cada música e mostrar a perspectiva feminina nesse contexto", afirma a vocalista e idealizadora do grupo Roberta Magalhães
Entre as músicas que compõem o disco, estão: “Eu quero é blues”, que dá nome ao álbum, e é um estilo Texas Blues, com resgate de elementos tradicionais do blues, como slides e violão, e variações com swing e rock. A letra fala sobre o desejo de ver um número maior de mulheres “no palco, no público e na praça.” Já “Gatim de Rua” é uma música dançante, um boogie-woogie com elementos vintage e piano bar. A “Tão Longe” é um blues jazz contemporâneo. As composições do disco são assinadas por Roberta Magalhães e Débora Coimbra.
A produção musical, arranjos, gravação, mixagem e masterização foram realizadas pelo estúdio Música aos Montes. O processo de gravação do álbum ocorreu em 2021. “Apesar dos desafios da pandemia e graças ao comprometimento de todos, ficamos muito felizes e satisfeitas com o resultado final do álbum”, afirma Roberta Magalhães.
Além de Roberta Magalhães, fazem parte do grupo: Débora Coimbra (cantora e contrabaixista), Thaís Mussolini (pianista), Mariane Guimarães (trombonista), Julliete Nurimba (saxofonista alto), Cláudia Sampaio (saxofonista tenor), Bê Moura (baterista) e a nova integrante, Taskia Ferraz (guitarrista). Já Bruna Vilela, que precisou deixar o projeto para se dedicar a projetos individuais, foi autora de todos os sons de guitarras do disco. Com a sua saída, Taskia Ferraz assumiu o posto de guitarrista desde o primeiro show de retorno das Ablusadas aos palcos em 2022. Uma das apresentações foi na 8ª edição do Festival São Lourenço Jazz e Blues, onde a banda fez o pré-lançamento do álbum, no último dia 23 de julho.
E para comemorar a quinta em grande estilo quero convidar vocês para conferir essa mulherada maravilhosa com o videoclipe de "Tão Longe".
Nenhum comentário:
Postar um comentário