Gênero: Black Metal, Death Metal
1. Babalon, Mother of Abominations (The Woman with Scarlet Soul)
2. Conceived Under the Light of Spiritual Philosophy (Uterus Surrounded by Serpents)
3. Instrumental (Bitter Blood Content)
4. The Ectasy of a Spiritual Depravation (Lust for Blood)
5. The Woman with Scarlet Soul (Outro)
Link 01
Link 02
Às vezes há uma facilidade de você entender melhor um material quando este é produzido por um amigo próximo de mais de vinte anos. Principalmente quando você acompanha toda a evolução musical, intelectual e de vida dessa pessoa… então aqui explicitei meu caso em relação ao Kastiphas. A começar pelo batismo em sangue e glória de sua nomenclatura quando ingressou nas fileiras pútridas da Eternal Sacrifice, tenho certeza que ali estava investindo numa senda de sua carreira brilhante.
Depois por ter visto que tive grande parte de influência nas suas escolhas, não a única, mas já pude ter o depoimento do próprio falando dessa importância de minha pessoa nessa sua formação contínua e isso muito me orgulha. Toda essa narrativa fica muito evidente na sua obra atual sob o título: “Negative Current of Nature”, primeiro porque fica explícito sua admiração profunda por My Dying Bride e quem conhece um pouco da carreira deles, vai entender assim que ouvir o EP do Kastiphas, onde essas referências aparecem em “Negative Current of Nature”, outra influencia muito nítida é da sonoridade dos primeiros registros da Mystifier, banda que o próprio Kastiphas integrou por alguns anos e teve um grande êxito nessa sua passagem pela banda. Assim como também consigo notar, aqui e ali as influências da Eternal Sacrifice, ainda que sutis e não tão explícitas quanto as supra citadas.
Outra influencia muito notória na sonoridade da Kastiphas é o Metal Tradicional, ele consegue mesclar muito bem essas influencias fazendo com que seu som soe muito interessante, uma mescla que transita muito bem com atmosferas fúnebres com atmosferas pérfidas, sinistras. Passagens rápidas com caídas ao extremo Doom Death Metal noventista.
Esse EP de fato nos apresenta uma característica do Kastiphas que não havia aparecido lá atrás naqueles primeiros registros quando seu projeto ainda era exclusivamente instrumental e como base o piano. Aqui temos cinco faixa que trazem essa referência instrumental do passado, porém agregados valores do Metal Extremo bem amadurecidos pelo músico. Assim como a parte instrumental, as letras também estão bem voltadas para a linha ocultista e profana da ideologia Thelêmica, diria que essa interpretação sobre os escritos Thelemicos predominam nesse material, algo que particularmente muito me agrada, sou um admirador dos escritos de Crowley ainda que controversos no sentido de algumas leituras levarem a crer que não passa de uma visão próxima do cristianismo… há controvérsias, já que pregar a liberdade e total emancipação corporal por exemplo, é praticamente blasfemar os princípios cristãos, então cabe perceber que há alguma confusão interpretativa sobre a real busca de Aleister Crowley em seus delírios libertinos… é sobre isso que Kastiphas percorre em “Babalon, Mother of Abominations (The Woman with Scarlet Soul)” escrita pelo grande amigo Paulo Brasil (Nigrae Lunam) – “… woman with your blood and my sperm we´ll conquer the astral orgasm… “ sentir prazer com o sexo, as vistas da religião cristã é um pecado, afinal o coito para eles é para fins reprodutivos apenas… pregar o prazer carnal, o qual Crowley espalhou na sua corrente ocultista, neste caso, destoa da premissa cristã… talvez algumas pessoas estejam presas à símbolos como a rosa cruz etc… deixemos essas analises para um outro momento e voltemos a obra aqui analisada que é “Negative Current of Nature” do Kastiphas.
Um fator muito interessante nos últimos anos, tenho notado isso, que muitas bandas tem marcado suas estreias com EPs e isso eu considero um avanço excepcional, ainda que seja possível notar as demos em menor quantidade, aliás tenho perdido de vista lançamentos de demos que, em outros tempos, se materializavam em tapes, depois passaram a ser em cd-rs e, de um tempo pra cá não consigo notar tantas demos como num passado recente, aliás a quantidade de bandas lançando material cresceu em qualidade também, outros tempos. No caso da Kastiphas o material aqui apresentado é de primeira qualidade, um digipack de três painéis em tons de cinza com detalhes em vermelho e uma figura feminina ao centro dando uma atmosfera de sedução, sangue e morte, algumas simbologias, letras das músicas, fotos dos integrantes e das gravações no estúdio SD – tradicional estúdio de gravação aqui da cidade de Salvador pertencente ao grande engenheiro de som Sidinei “Grim” Falcão que tem uma imensa lista de bandas que já gravaram com ele – e ficha técnica com as informações básicas sobre a produção.
Considero esse um dos materiais mais importantes da cena extrema da atualidade, trata-se de uma referência sonora que devemos procurar inserir em nosso acervo, dado o poder musical e artístico dessa obra, sem esquecer o belo trabalho do selo Nascemos Mortos que embarcou nesse delírio junto com a Kastiphas e realizou esse trabalho primoroso. Ao escutar “Negative Current of Nature”, você vai adentrar numa atmosfera atormentadora, densa, com vozes agonizantes, momentos sonoros inquietantes, gritos desesperados e guturais profundos, podres como as vozes que você imagina ser da morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário