Gênero: Power Metal, Neoclassical Metal
1. Antaŭparolo de prapatra kaciko
2. Tauba kaj Kerana (Malbeno - 1a parto)
3. Ĉe ni estas Abasai'
4. Droniga Pasio
5. Reĝino de la nokto
7. La sep filoj (Malbeno - 2a parto)
8. La sagoj de Rudá
9. Melodio de Akŭanduba
10. Kaapora (Kroma Trako)
11. La plej bona ĉasisto (Kroma Trako)
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Não é nada fácil tentar inovar na música em geral, e no Metal não é exceção. É preciso ter ousadia e muita criatividade para apresentar algo que seja diferente de tudo que já se tenha ouvido por aí, e essa parece ser a proposta do BaRok-Projekto. Fundada em 2007 pelos guitarristas Rafael Milhomem e Muniz, a banda goiana traz uma mistura de Power Metal com Folk, música clássica e barroca. Como se tudo isso não fosse suficiente, o grupo formado também pela vocalista Karliene Araújo, o baixista Thiago Alberto e o baterista Junior Nieri traz em seu primeiro álbum de estúdio, “Sovaĝa Animo” (2016), uma curiosidade: o uso do idioma esperanto nas composições.
Falando do álbum, uma introdução muito bem trabalhada, “Antaŭparolo de Prapatra Kaciko”, cria o ambiente para a faixa seguinte, “Tauba Kaj Kerana (Malbeno – Part I)”, que tem vários riffs interessantes e alguns solos que chamam a atenção. A voz de Karliene Araújo é outro ponto a se destacar. Na sequência vem a pesada “Ĉe Ni Estas Abasai’”, que conta com mais riffs e um bom uso de teclados e pedais duplos. Já “Droniga Pasio” alterna peso com momentos mais calmos, caracterizados principalmente no trecho inicial e pelos teclados em algumas partes.
Se tem uma faixa em que o BaRok-Projekto deve apostar suas fichas é a “Reĝino de La Nokto”. A música é a mais empolgante do álbum, tanto pelo refrão quanto pelo próprio andamento, sem falar nos solos de guitarra e teclado. A faixa que dá nome ao trabalho, “Sovaĝa Animo”, é uma balada conduzida basicamente por instrumentos de sopro e tem mais uma boa interpretação de Karliene Araújo.
“La Sep Filoj (Malbeno – Part II)” devolve o peso para o álbum de forma bem empolgante, com vários riffs e pedais duplos muito bem colocados. A faixa seguinte, “La Sagoj de Ruda’”, começa misturando instrumentos de sopro com o peso do Heavy Metal. Como a maior parte da música é cadenciada, a faixa acaba se tornando longa demais com os mais de seis minutos de duração. “Melodio de Akŭanduba” parece herdar algumas características da anterior, mas acaba ficando mais agressiva em alguns momentos.
As duas faixas finais, “Kaapora” e “La Plej Bona Ĉasisto” são distintas uma da outra. A primeira é bem cadenciada, mas com as guitarras trazendo bons riffs e a segunda tem um pouco mais de peso, fechando o álbum com uma boa impressão. Obviamente o BaRok-Projekto pode oferecer muito mais nos próximos trabalhos em relação ao que apresentou em “Sovaĝa Animo”, principalmente com músicas mais pesadas, mas é perceptível que a banda tem capacidade de ir cada vez mais longe no underground nacional.
Thank you very much
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