Social Icons

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

The Baggios - Tupã-Rá - 2021 - Download


Gênero: Blues Rock

01 A Chegança
02 Avia Menino!
03 Barra Pesada
04 Cura Taio
05 Espelho Negro
09 Senhor dos Passos
10 Chuva
11 Digaê!
12 Sun Rá

Link 01
Link 02

LISTEN



Quinto álbum de estúdio do trio The Baggios, Tupã-Rá expande o território musical deste grupo sergipano, hábil na conexão do blues-rock norte-americano com a rítmica arretada da música do nordeste do Brasil.


A batida de samba que embasa Espelho negro (Júlio Andrade) – sem diluir a incisiva pegada do power trio formado por Gabriel Perninha (bateria), Júlio Andrade (voz e guitarra) e Rafael Ramos (piano, órgão e baixo) – exemplifica a disposição do grupo The Baggios para entrar em outras rodas com Tupã-Rá sem perda da contundência do discurso que, no caso da letra de Espelho negro, reflete sobre a injustiça que vitima o povo preto e pobre do Brasil.


Na abertura de Tupá-Rá, disco gravado entre março e julho de 2021 em estúdios de Aracaju (SE) com produção musical capitaneada por Júlio Andrade, a faixa Chegança (Júlio Andrade) cai em suingue que remete à música tradicional da Etiópia, erguendo ponte entre a África e o nordeste do Brasil.


No caso, a inspiração de Chegança é manifestação popular de São Cristóvão, cuja dança representa antigo embate entre os mouros, vindos do norte da África, e os cristãos que habitavam o nordeste brasileiro.


A propósito, por mais que se espraie por outras latitudes, Tupã-Rá é álbum enraizado no sertão nordestino, como já sinalizara em maio o primeiro single, Baggios encontra Siba (Júlio Andrade e Siba Veloso), acelerada música de título autoexplicativo que efetivamente junta o trio com o cantor e compositor pernambucano Siba Veloso, artista projetado nos anos 1990 como guitarrista e rabequeiro da banda Mestre Ambrósio, cujo som ecoa em Tupã-Rá.


Mais reconhecível na discografia da banda, a incisiva pegada roqueira de Barra pesada (Júlio Andrade e Chico César) embute repente, as vozes dos paraibanos Chico César e Cátia de França e a aguda consciência da fratura social que aniquila o povo brasileiro em inglória luta de classes. Barra pesada é o maior destaque da safra autoral dos Baggios em 2021.


Já o coro de Avia menino! (Júlio Andrade) remete de longe ao canto das benzedeiras que povoam a região nordeste. A faixa dura pouco mais de um minuto.


Após pistas dadas por quatro singles, entre eles Clareia trevas (apresentado em julho com música de Júlio Andrade) e Deixa raiar (lançado em setembro com outra composição de Júlio Andrade), o álbum Tupã-Rá chega ao mundo digital na quinta-feira, 4 de novembro, em edição do selo Toca Discos distribuída via Altafonte, com capa que expõe esculturas de Marlon Delano em foto de Marcelinho Hora.


Apresentado como o último título de trilogia formada pelos álbuns Brutown (2016) e Vulcão (2018), Tupã-Rá mantém afiada a pegada sonora do trio ao longo das 12 músicas do disco.


A coesão do som fica clara na roqueira Senhor dos passos (Júlio Andrade) e na solar Sun rá (Júlio Andrade), mas o trio ameniza o tom do discurso em músicas como Digaê! (Julio Andrade, Gabriel Perninha, Rafael Ramos), faixa em que o grupo deixa a politização momentaneamente de lado para esboçar afago fraterno em tempos de isolamento.


A intenção é boa e louvável no momento delicado da humanidade, mas é quando o som fica tão pesado quanto o discurso que o trio The Baggios mais se ilumina no álbum Tupã-Rá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário