Pages

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Mansini & Klawa - Project Aquarius: The Future Is Now - 2019 - Download


Gênero: Progressive Rock

01. Hyperspace
02. The Man, The Truth
03. Wonder Time
04. All Around
05. Not in a Million Years
06. Theft of Assets
07. A Thousand Promises
08. Resurrection

Link 01
Link 02
DOWNLOAD

LISTEN


O novo projeto da parceria Mansini & Klawa acaba de ser lançado e traz um lado mais acessível do rock progressivo, além das influências de AOR e rock clássico. Tudo o que um fã de boa música espera.

Após o lançamento de três álbuns autorais em carreira solo, Mansini deu início a um novo projeto colaborativo. O escolhido foi o ótimo tecladista, compositor e professor Andre Klawa, músico brasileiro, autodidata e com ótimas influências de bandas clássicas como: Yes, Genesis, Vangelis, Toto e Survivor. Juntos, escreveram, gravaram e produziram o álbum: "The Future In Now", seu debute sob o nome "Project Aquarius". Dentro dele, muitas e muitas surpresas.

"The Future Is Now" traz uma sonoridade bastante acessível, com as já citadas influências de rock progressivo, principalmente o sinfônico, mas com poucas progressões, já que sua abordagem é mais direta e objetiva. Temos aqui um álbum com pouco mais de trinta minutos, o que mostra claramente este direcionamento. Além da atmosfera prog, as melodias do AOR dos anos 80 estão presentes com muita qualidade, tornando o trabalho agradável e de fácil assimilação. É uma viagem curta, porém extremamente agradável durante este percurso de oito faixas.

O álbum começa com duas das melhores faixas. "Hyperspace" é uma viagem deliciosa sob as influências do lado mais acessível do Yes. Aqui, já é possível identificar que as linhas vocais e as vocalizações de Mansini são ótimas, além da qualidade musical de Andre Klawa, que acertou nas melodias e nas escolhas de timbres para o seu teclado. Seguindo com o AOR de "The Man, The Truth", o destaque fica para a sua ótima estrutura. Excelente composição!
A introdução de "Wonder Time" nos transporta direto para o prog setentista, graças aos sintetizadores de André Klawa. Já "All Around", nos faz lembrar do Genesis do período "Abacab", com exceção do refrão, que caminha mais em direção ao som do Toto da primeira fase com Joseph Williams.
Voltando às influências de prog sinfônico, "Not In A Million Years" surge com Klawa mais uma vez se destacando ao lado dos vocais dobrados de Mansini.
Mudando um pouco a abordagem lírica, que explora mais o lado pessoal e transmite em sua maioria mensagens motivacionais, "Theft Of Assets" traz um protesto indignado em relação aos problemas políticos que assombram nosso país e também o mundo todo. A música acompanha esta mensagem através de uma melodia densa e sensível.
"A Thousand Promises" possui uma das melhores melodias do álbum, que é perfeitamente explorada na introdução com o teclado de Klawa. Por fim, encerramos com a faixa mais longa do disco. "Resurrection", com seus mais de sete minutos, tem como destaque o clima da ótima introdução conduzida pelos vocais de Mansini e pelo som atmosférico criado por Klawa. Mais uma vez influenciados pela fase mais acessível do Yes, seu ótimo refrão faz com que a faixa se torne um perfeito encerramento para o disco.

Com este material em mãos, fica impossível não imaginar como seria a produção deste trabalho em estúdio, em que a banda pudesse registrar as baterias ao vivo e também contar com um guitarrista que seguisse as melodias do teclado e as influências de André Klawa. A inclusão de solos e alguns riffs de guitarras teriam valorizado ainda mais os temas compostos. Algumas faixas também poderiam ter os vocais de Mansini mais encorpados pela masterização, trazendo-os mais à frente, algo similar com o que Roine Stolt fez com Jon Anderson no primeiro álbum do projeto Anderson/Stolt. Como o timbre de Mansini é de registro similar ao de Jon e também muito bonito, essa característica sem dúvida deve ser aproveitada ainda mais. É necessário dizer também que, como tudo foi composto, gravado e mixado pela dupla em home studio, o que foi alcançado em "The Future In Now" merece elogios.

Se este álbum chegar até uma gravadora ou se conseguir investimentos para a sua consolidação no mercado nacional e internacional, ele tem boas chances de se tornar um dos grandes lançamentos da música brasileira. Parabéns Bruno Mansini e André Klawa!

Um comentário: