Pages

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Chal - Enlace - 2015 - Download


Gênero: Alternative Rock, Folk Rock

02 Paraíso
03 Cobrei Ajuda
04 Foi Tudo Culpa do Amor
05 Faraó Menino
06 Lobo Solitário
07 Fio da Navalha
08 O Cio da Terra
09 Ouro e Dragões
10 Menino Romeiro
11 Teu Doce Mel
12 O Que Vale a Pena

Link 01



Em tempos de exaltação mercadológica e midiática do chamado sertanejo universitário, em grande parte gravado com melodias festivas e letras rasas, o resgate da essência do sertanejo raiz, ainda que mesclado à country music americana com pitadas de folk e rock, chama a atenção. É o caso do disco Enlace, segundo trabalho do goiano Chal, composto por dez canções autorais e inéditas mais duas releituras, sendo uma de Odair José e Ana Maria Lorio (Foi Tudo Culpa do Amor) e a outra de Milton Nascimento e Chico Buarque (O Cio da Terra).


O fato de estilo ir na contramão das tendências do mercado fonográfico anima o compositor. “É bom pautar essa música no mercado para contrapor um movimento massivo e que de certa forma, apesar de tentar uma ‘evolução’ no estilo sertanejo, desgasta valores que estão cada vez mais perdidos, como família, trabalho, espiritualidade”, afirma Chal, que acredita na congruência entre a simplicidade do sertanejo e a atitude rock’n’roll. “Eventualmente peões de fazenda e pessoas simples em geral gostam do que chamamos de soft rock ou classic rock, como America, Led Zeppelin, o próprio Lynyrd Skynyrd que oferece um country rock, e o trio Sá, Rodrix e Guarabyra, que no seu estilo de rock rural conquistou muitos fãs pela década de 70 e 80.” A maior parte das canções do CD foi composta em 2012, após um período no qual o cantor se questionou sobre o futuro na música.


A angústia do momento pode ser reconhecida pela nostalgia implícita em algumas faixas, nas quais enfatiza as belezas da roça, onde trabalhou por nove anos com a família. Em Teu Doce Mel, ele diz: “Nessa mata de estrelas/ E o grilo cricrilando/ Eu me lembro dum chamego/ Que me fez”. Chal afirma que para conseguir compor, precisa estar tranquilo e concentrado, mas as ideias de melodia, letra e ritmo podem surgir em momentos inusitados como uma caminhada ou uma viagem de carro. “Quando ocorre, gravo a melodia no celular, cantarolando e depois finalizo a música, às vezes em dias, às vezes em semanas, às vezes com uma dica do meu produtor e amigo Felipe Rodarte”, conta. No caso das releituras, ele revela que gosta de criar versões das músicas que interpreta. “Fiz isso com Asa Branca, Caminheiro, Disparada, Eu Só Peço a Deus, as duas últimas gravadas no meu álbum anterior, Aonde o Tempo é Solto. Enfim, o Felipe Rodarte gostou muito da versão de O Cio da Terra”, diz.


O Cio da Terra tem como bônus a participação de Luiz Carlos Sá, da dupla Sá & Guarabyra. “Conheci o Sá por seu produtor Chico Calabro em 2012, quando pedi que ele falasse com a dupla para opinar sobre o EP Sabiá, uma “promo” do Aonde o Tempo é Solto. O Sá deu sua opinião, que foi publicada na época. Elogiou meu timbre de voz. Fiquei muito feliz com a receptividade e eu e o Felipe o chamamos para fazer esse dueto, numa música tão emblemática. Foi muito divertido e muito honroso”, conta. Enlace apresenta melodias agradáveis, executadas por músicos tarimbados, como o guitarrista e produtor Fernando Magalhães e o baixista e compositor Rodrigo Santos (ambos da formação do Barão Vermelho), o baterista Kadu Menezes e o tecladista Sergio Villarin, além de instrumentos como violino, viola e violoncelo. Outro destaque são as belas fotos da capa e do encarte tiradas em Vila Boa (também conhecida como Goiás Velho), a antiga capital goiana, feitas por Luciana Faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário