Gênero: Progressive Metal, Power Metal
1 Countdown / Release
2 Andromeda
5 Jupiter Moons
6 Starshade Pt I
8 Saturn Rings
9 The Point Of No Return
10 Travel To Neptune
11 Out Of The Sun's Range
12 Regretless
DOWNLOAD
LISTEN
No dia 20 de março de 2021, o guitarrista Jaeder Menossi, conhecido por ter fundado a banda Pop Javali, lançou o seu primeiro álbum homônimo do seu novo projeto solo, que se chama Jaeder Menossi Interestellar Experience, através do selo Heavy Metal Rock.
E nesse novo trabalho, Jaeder nos propõe um desafio para a nossa compreensão musical, pois ele apresenta um disco com metade das músicas instrumentais e metade cantadas, tendo as 12 faixas sido conectadas através de um conceito, com a intenção de que todo o trabalho soe como várias partes de um todo.
Segundo o músico, o tema do disco propõe uma viagem de 90 dias para o planeta Netuno, com o intuito de um “auto-resgate”.
E tendo isso em mente, se torna um desafio para o ouvinte captar essa ideia, principalmente nas músicas totalmente instrumentais. Mas, o que ajuda nisso são justamente as faixas cantadas, que são intercaladas, e também os títulos das músicas, que já uma “sinopse” da intenção que Jaeder quis passar.
Mas confesso que nas faixas instrumentais não consegui conectar muito bem a sonoridade da música com o seu título, e porque a faixa em questão teria a ver com aquilo que o guitarrista sugere no nome da mesma. Com exceção da “Travel to Neptune”, onde a sonoridade expressa calmaria após o “personagem” finalmente chegar ao seu destino, e se encontrar;
E nessa ideia de fazer todo o trabalho soar como se fosse uma coisa só, achei interessante o que foi feito nas faixas “Landing at Mars” e “Space Pirates”, onde foi feita praticamente uma dobradinha, onde o ouvinte tem a impressão das duas músicas serem uma só, mesmo a primeira sendo completamente instrumental, e a segunda, cantada.
E mais interessante ainda é ver que o mesmo não acontece nas duas faixas intituladas “Starshade”, o que eu sinceramente esperava por se tratar de parte 1 e parte 2.
Outra coisa curiosa que se percebe é na faixa “Out Of the Sun’s Rage”, que dá a impressão de ser uma música completamente instrumental, mas que no final surpreende com pequenos trechos cantados, onde o vocalista Jere Nery basicamente apenas fala o título da mesma.
Tecnicamente falando, claro, o trabalho entrega uma performance de alto nível e bastante virtuosa por parte de todos os envolvidos, o que já era de se esperar se tratando do quilate dos músicos participantes, principalmente levando em questão que basicamente tudo saiu da cabeça genial do Jaeder.
Com um trabalho ousado, que junto com um pouco de Prog, Power Metal e Hard Rock, Jaeder Menossi Interestellar Experience deu um bom pontapé inicial nesse novo projeto, para encher os olhos dos headbangers que curtem um som melhor trabalhado e cheio de virtuosidade.
Thank you very much
ResponderExcluir