Social Icons

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Heuristica - Paramount Symmetry - 2021 (EP) - Download

 

Gênero: Death Metal

1. Nostos
3. Thy Dire Evenness
4. Paramount Symmetry

Link 01
Link 02

LISTEN



O duo Heurística surgiu com a união das mentes criativas do guitarrista e produtor Igor Tavares (Viscerall, RedKarma ex Nomin,etc)e da guitarrista e vocalista Maysa Rodrigues (ex Cauterization, ex Sarcoma) que do alto de seus conhecimentos nos respectivos instrumentos resolveram criar algo que pudesse englobar a soma de suas influências pessoais. Segundo as palavras dos mesmos “O trabalho foi idealizado no experimentalismo de mesclar as diferentes influências trazidas pelos membros fundadores. O resultado é uma fusão inesperada de riffs pesados ​​/ brutais com um bom toque de elementos técnicos e modernos”.


A complexidade da música criada nesse projeto é algo que chega a ser surreal e a combinação das diferentes técnicas dos dois músicos envolvidos se completam de uma forma fenomenal. Algo a ser mencionado aqui é que embora “Paramount Symmetry” seja um trabalho extremamente intrincado e complexo, todas as músicas apresentadas são cheias de feeling e alma e você consegue realmente sentir o que as faixas querem te passar. Essas características com certeza não deixarão esse projeto ser algo apreciado da forma como ele merece apenas por outros músicos. Toda a já citada complexidade do Heurística se inicia pela escolha do nome do projeto, algo que eu vou deixar para abordar em uma entrevista que farei com a banda e que me comprometo a trazer a vocês em um futuro próximo.


O EP aqui apresentado é um trabalho conceitual que nas palavras de seus mentores “traz uma abordagem que permeia a existência humana em sua essência comum, defendendo o equilíbrio e a naturalidade”. A arte da capa de autoria de Marcos Miller é belíssima , a produção à cargo do próprio Igor Tavares ficou sensacional e não podemos deixar de mencionar o ótimo trabalho do engenheiro de som Felipe Stress (Atom Music Lair) que conseguiu entender exatamente a sonoridade que o duo buscava na mix\master final. A bateria nesse EP foi programada mas mantém uma dinâmica bastante “orgânica” por assim dizer tanto na escolha dos timbres quanto na execução, não soando de forma alguma mecânica .


Sobre as músicas em sí, “Paramount Symmetry” começa com a intro “Nostos” que foi composta e executada pelo multi instrumentista grego Iordanis Sidiropoulos da banda The Fallen Ones, banda essa que o próprio Igor já foi membro, a faixa combina delicadeza e grandiosidade com seu tema principal sendo conduzido pelo piano e os arranjos dando ao mesmo tempo um clima introspectivo em seu inicio e evoluindo em um crescendo mais heróico e épico . Os detalhes que são o que mais enriquecem esse trabalho como um todo já começam aqui no titulo da faixa; na literatura grega antiga “Nostos” se referia à jornada do herói de volta a seu lar e como as provações o testariam sem conseguir tirar sua identidade na chegada. Me pergunto o quanto do tema se refere ao conceito que permeia “Paramount Symmetry” e o quanto se refere às superações dos artistas envolvidos na criação dessa obra.


A composição chega a seu clímax culminando na faixa seguinte “First Fragment”. Essa composição foi a escolhida pelo duo pra ser o primeiro single e vídeo do EP e mostra toda a montanha russa de emoções que permeiam a música do Heuristica com seus blast beats violentíssimos e riffs do mais técnico Death Metal , as mudanças vertiginosas de andamento caindo em alguns inusitados e apaixonantes momentos mais Jazzy além de um toque mais Progressivo em algumas passagens. Os vocais de Maysa estão mais brutais que nunca ainda que ela arrisque uns breves e inesperados vocais limpos. Vale citar as belíssimas incursões de pianos do convidado Rafael Agostino.


A faixa seguinte “Thy Dire Eveness” começa mais cadenciada e com o lado Progressivo mais carregado como mostra o belíssimo primeiro solo que entra após os mais uma vez inesperados vocais “declamados” de Maysa. Acho que essa busca por algo diferente e imprevisivel, que fugisse do comum era um dos objetivos desse projeto e com certeza é algo que aqui foi conseguido com êxito e de forma natural, sem soar forçado. “Paramount Symmetry” se encerra com a faixa titulo, minha favorita de todo o trabalho, talvez por ser a mais extrema em vários sentidos e que por alguma razão em alguns momentos me trouxe à mente os nomes do Atheist e Cynic como referencias ; nessa faixa os momentos Metal Extremo são absurdamente violentos, a sutil passagem Jazzy realmente é Jazzy (com destaque ao solo de baixo do músico convidado Lucas Costa) e o momento mais “viajante” realmente te arrebata. Sem duvidas, em parcos dezoito minutos, esse trabalho de estréia do Heuristica cumpre com seu objetivo de apresentar esse novo e maravilhoso projeto ao público e com certeza vai dividir opiniões criando de um lado alguns fãs apaixonados como esse que vos escreve e algumas pessoas que provavelmente não vão entender muito bem a proposta em um primeiro momento, mas que em alguns anos estarão pagando pequenas fortunas nos primeiros materiais lançados pela banda, algo que já acontece com várias bandas do cenário nacional e que em geral acontece com artistas que estão um pouco à frente de seu tempo. Com certeza vai entrar em minha lista de melhores do ano e recomendo muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário