Pages

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Impavid Colossus - Prologue - 2021 - Download

 

Gênero: Hard Rock


01 Home of the Brave
02 Claim Your Existence
03 Stronger
04 King
05 Rise and Fall
06 Preachers of Salvation
08 Faith and Science
09 Man or Mouse
10 Bullets

Link 01
DOWNLOAD
Link 02
DOWNLOAD

LISTEN



O leitor atento há de concordar que falar sobre o rock nacional é sempre uma faca de dois gumes, pois enquanto bandas de excelente qualidade permeiam o underground de nicho, “cada um no seu quadrado”, percebe-se uma carência cada vez mais latente de um som diferenciado que possa romper barreiras e atingir um espectro mais amplo.


Se somadas as dificuldades já bem conhecidas de se viver de rock no país, esse contexto torna ainda mais necessária, e satisfatória, a tarefa de divulgar o que é bom, e nesse momento, poucos são tão merecedores disso quanto o Impavid Colossus. Tendo integrantes com experiências prévias no underground, a banda paulistana emerge como uma grande revelação do rock nacional com seu debut Prologue, lançado no Dia do Rock, 13 de julho de 2021, via Wikimetal Music.

 
O grupo já vinha fazendo barulho com faixas avulsas, mas é em Prologue que o Impavid Colossus “finca a bandeira” e atinge a maturidade de seu som revigorante. Talvez a melhor definição simplista de prateleira seja “hard rock”, mas o álbum transita por um prisma que engloba o punk, o hardcore, o metal e o alternativo, salpicados com um tempero nacional e com o inegável potencial radiofônico de diversas faixas.


Sem se prender a rótulos e contando com uma produção de primeira, a banda mistura sonoridades de forma sutil, o que gera composições naturalmente bem equilibradas e sempre envoltas por uma carga melódica marcante, muito bem entoada por Enrico Minelli (vocal). A bateria precisa de Alexandre Iafelice soa retumbante e também ganha destaque pelas faixas, encaixando com os timbres cuidadosamente definidos das cordas. Enquanto isso, o campo lírico desfila por temas reais da vida humana, como superação, desafios e relações, onde a banda trabalha de forma muito bonita a percepção do indivíduo sobre si mesmo e sobre o mundo circundante.


Maior tijolada do registro, Home of the Brave chega a flertar com o thrash metal, porém ostenta um vocal melódico e uma atmosfera apocalíptica que levarão ao delírio os amantes do som mais pesado. Em seguida, Claim Your Existence expõe o melhor da banda ao construir uma sonoridade mista e tão forte, que faz o ouvinte esquecer de vez a categorização e se concentrar no mais importante, cantar junto no volume máximo.


Já a trinca Rise and Fall, Stronger e Bullets poderia figurar nos melhores discos do Bad Religion, ao passo que as belíssimas “power ballads” Hope e King são aquelas faixas que deveriam estar elevando o nível das programações de rádio país afora. Ainda sobra espaço para o hardcore delirante de Faith and Science, um toque de melancolia em Preachers of Salvation, e o rock/metal alternativo da psicótica Man or Mouse, que surge como mais um destaque do play.


A verdade é que Prologue não deixa a peteca cair e empolga do começo ao fim, praticamente obrigando o ouvinte a esgoelar suas pobres cordas vocais para acompanhar tantas faixas arrebatadoras. Um disco ímpar no cenário nacional, capaz de agregar e agradar ao fã de rock, metal, punk e até de rádio, uma vez que a rotulação é um aprisionamento, e a boa música deve ser libertadora.


Não seria exagero dizer que o Impavid Colossus pode ser “a próxima grande banda”, porém, como a tônica até aqui foi fugir dos rótulos, é melhor dizer “apenas” que já é uma das maiores revelações nacionais nos últimos tempos. Agora, cabe ao público ajudar a divulgar o máximo possível, pois esse é o caminho para o crescimento que os caras, sem dúvida, merecem.

Um comentário: