Gênero: Death Metal
1. Spreading Latent Hatred
2. Proliferation of Manipulated Perception
3. Awaken the Extinction
Link 01
Link 02
DOWNLOAD
LISTEN
Dentro da dança de cadeiras que se desenrola durante o período de adequação de bandas iniciantes, os integrantes de diversas formações da região metropolitana de Porto Alegre convergiram para a criação da Initiate Decay, centralizada na cidade de Esteio. No background de todos estava o exercício dos estilos mais extremos do Metal e, portanto, a nova criatura não poderia divergir de suas origens. O Initiate Decay é mais uma emergente força do Death Metal de nosso país.
“Awaken the Extinction” é um EP que, em pouco mais de doze minutos, apresenta três faixas concisas, diretas e brutais. Dispensando o recurso climático de introdução, a banda já arremete logo para o ataque, de forma tão decidida que você só vai perceber que foi atropelado e destroçado pela massa sonora depois que ela já deixou para trás o local do acidente. Essa é a sensação gerada pelo início súbito e insano de “Spreading Latent Hatred”, uma música onde a violência é reforçada pelas imagens distorcidas que a letra propõe. A parte lírica, cuja autoria está sob a responsabilidade do vocalista e baixista Tiago Vargas, nos transmite vislumbres de horror e ficção científica gerada em laboratórios sujos e escuros, mas que no fundo representam metáforas para falar sobre nossas piores falhas como seres humanos. O encarte, simples e econômico, mas feito em papel de ótima qualidade, nos permite acompanhar essas digressões e ter acesso a detalhes da ficha técnica do trabalho.
A minha experiência com o disco, depois de várias audições, me deu a percepção de que cada faixa parecia ser melhor do que a que lhe antecedia. “Proliferation of Manipulated Perception” traz mais variações em seu andamento e seus quase quatro minutos passam como se tivessem a metade desse tempo. Uma música matadora, que praticamente carrega um convite para o mosh em seu andamento, mas o melhor ainda estava por vir.
“Awaken the Extinction” possui o riff mais cortante e pegajoso entre todas e, sem dúvida, mereceu nomear o EP. É válido observar que esta é a única faixa em que houve a participação de todos os integrantes da banda na composição e este pode ser um indicativo de como a dinâmica interna do grupo pode interferir nos resultados que pretendam atingir no futuro. Embora apresente uma boa qualidade de produção, onde o ouvinte pode perceber claramente tudo que está acontecendo na música, é claro que esta estreia não é uma obra absoluta. A banda é competente e tem domínio do estilo, mas este domínio é tão aprofundado que ainda se mostra muito atrelado aos formatos padrões do Death Metal.
É necessário que, a partir da habilidade natural que possuem, insiram os elementos personais que venham a revelar o modo “Initiate Decay” de promover a destruição. Tenho a sensação de que vai ser mais fácil do que parece e a música “Awaken the Extinction” é o diferencial que me indica isso. Aguardo para ver o que o tempo e o entrosamento proporcionarão para a produção vindoura desta banda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário