Social Icons

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Aphotic Spectre - Væneration - 2021 - Download


Gênero: Funeral Doom Metal

1. Torn Asunder
2. Hunter (Interlude I)
3. Ascended
4. Obnoxious
5. Adept (Interlude II)
6. Unrelieved
7. Harbinger (Outro)

Link 01
DOWNLOAD
Link 02
DOWNLOAD

LISTEN



APHOTIC SPECTRE é a mais nova entidade a representar o Funeral Doom Metal brasileiro — entidade essa, que acaba de lançar seu primeiro pergaminho sonoro, “Væneration”. O projeto foi criado em 2020, sendo composto por dois grandes músicos do sempre representativo e prolífero, Underground. O natalense Breno Xavier (Deuszebul, Ìsinkú) e o brasiliense Thiago Satyr (Absent, Burial Temple, Tomb Of Love, Witching Altar). O primeiro, responsavel por todos os instrumentos e composições, e o segundo responsavel pelos vocais e letras — a produção tanto do single “Obnoxious”, lançado no ano passado quanto do full-lenght, é assinada por ambos.


Trajado por uma arte incrível assinada por Julie Araújo, o álbum teve sua mixagem deixada nas mãos do sempre competente Adriano Sabino (Ação Libertária, Echoes Of Death, Open The Coffin, Son Of A Witch); já a masterização foi feita por outra figura emblemática da cena, Zé Misanthrope (Omfalos, Degola, Utterance, Senectus). Aliás, a produção em sua totalidade e em todos os seus aspectos é fabulosa; sonora e visualmente espetacular!


“Væneration” configura-se em 48 minutos — tempo esse dividido entre 07 faixas; onde duas são interlúdios: “Hunter” e “Adept”; e outro: “Harbinger”. Sem subterfúgios e nada insípida; cada segundo de música tem seu proposito na narrativa: “(…) Uma terra corrompida, apodrecida até o âmago. Aqui você não vive, aqui você morre.” (Hunter).


Peso, obscuridade, profanação e desespero constituem “Torn Asunder”; a abominação em forma música. Obscura tanto em suas incursões pelo Funeral Doom Metal mais ortodoxo quanto em suas lacunas às linhas mais evocativas e esparsas. “Ascended” apresenta características similares; resquícios melódicos, riffs excelentes e um assombroso peso capaz de fazer titubear monumentos. “Obnoxious” é outro parágrafo a ser destacado; grotesca, amarga e solene; implacável! Arte que corrompe regras, não exibindo cores, floreios ou lapidações, apenas abismos — os limites do preto e branco; visões monocromáticas. O impecável solo de guitarra de Dennys Parente (Primordium, Torment The Skies) a completa.


Ambos os músicos se destacam positivamente; Breno por seu senso de composição, por sua sensibilidade na confecção de melodias e pela inteligência na construção dos temas e suas atmosferas. Funeral Doom não é apenas peso e riffs longos, é algo mais profundo e íntimo (talvez por isso seja tão mal compreendido), externar, sejam emoções ou pensamentos não é algo comum ou fácil a todos. Satyr, no que lhe concerne, destaca-se tanto nas vocalizações que emprega (limpas, guturais, declamatórias) quanto em suas letras que são verdadeiras poesias/filosofias: “(…) Passe-me o cálice vazio. Me observe sangrar. Talvez pela última vez (…)” (Adept).


“Unrelieved” é algo tão extraordinário, tão bem conduzido e profundo que chega a furtar palavras. Crescente acústica, acompanhada por véus de teclados tão delicadamente compostos por Luan Lima… E assim vai ganhando peso, formas e transições; ora mais ao Doom/Death Metal dos anos 90 e ora mais agressiva e caótica — guiando-se ao norte de bandas de Atmospheric e Post-Black Metal. “Harbinger” fecha o trabalho de forma apocalíptica, totalmente atmosférica e guiada por passagens de guitarra; sons e vozes ao fundo a criar toda uma ambientação sinistra e com sua letra sendo declamada.


Um belo e assombroso fim. “Væneration” é o trabalho de estreia que toda banda queria e deveria ter; inspirado, honesto, substancioso e impactante. O Doom Metal brasileiro acaba de ganhar mais um representante de peso, aliás, de um titânico peso. Sem criar comparações, mas o que é produzido aqui é tão bom quanto o que vem de fora — na maioria das vezes, é muito superior. Não basta emular Black Sabbath ou tirar xerox da trindade inglesa, tem que haver paixão e conhecimento de causa, algo que as bandas e projetos oriundos do Underground nacional tem de sobra. Ouça o APHOTIC SPECTRE e comprove!

Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário