Social Icons

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Yuri Fulone - Fernão Dias Paes - 2019


Gênero: Power Metal

1. 1674
2. O Bandeirante
3. Donos Desta Terra
4. Quando Voltarás
5. Traídor
6. O Enforcado
7. As Esmeraldas
8. Final
9. Raposos Tavares

LISTEN



Não cabe entrar na controversa discussão se os bandeirantes foram heróis ou vilões na história brasileira, e por ventura Fernão Dias Paes, o mais importante e conhecido deles. Bandeirantes que são reconhecidos pelo fenômeno expansionista, ao tempo que o outro lado diz sobre a morte e escravização de boa parte dos indígenas. Dito isso, cabe a mim apenas resenhar sem dar pitacos em temas que não conheço profundamente. Acompanhei alguns trabalhos do multi-instrumentista Yuri Fulone, como In the Steel you Can Trust e Your Kingdom Will Fall, e os considero ótimos.


No entanto, Fernão Dias Paes chama mais a atenção, não só por ser cantado em português quanto pelo caráter histórico apresentado em canções que enveredam pelo épico, mas sem a forçação de barra típica em 90% desses moldes sonoros. Em Fernão Dias Paes o caminho percorrido por Yuri Fulone é o da criatividade, assim, cresce em mim a esperança de sair da roda de samsara que virou o heavy metal. É disso que gosto, de bandas ousadas e nelas aposto minhas fichas, ainda mais as nacionais.


A banda é completada pelos competentes: Nuno Monteiros nos vocais, Pedro Esteves - guitarras e backing vocals, Anderson Larça - bateria e Nayara Camorazano - vocais nas faixas "1674" e "Quando Voltarás". As narrativas ficam por Issac Bardavid, ator, dublador e poeta. Bardavid é considerado um dos maiores nomes da dublagem brasileira, sendo conhecido por ter dublado o Wolverine e Esqueleto do He-Man, entre outros trabalhos. A voz especial de Bardavid brilha entre o espaço de uma canção e outra, dando mais grandiosidade ao disco.


Outra característica marcante em Fernão Dias Paes é a qualidade dos arranjos e o desenrolar da história. Percebe-se que as trilhas são bem diferentes entre si e os refrães expressam na voz de Nuno, toda a angustia e obsessão do protagonista no caminho ao encontro de suas pedras preciosas, ou melhor, esmeraldas. Porem, o final não é o esperado, mas ... não darei outro spoiler, apesar do tema ser de conhecimento escolar e histórico. É isso, pode conferir sem pestanejar !. E se tiver cacau($) sobrando, compre o material em CD. Espero ansioso que Fulone apresente mais álbuns com temas sobre a história do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário