Pages

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Pettalom - The Wine Of The Night - 2001 - Download


Gênero: Gothic Metal

1. Beyond the Castle's Door
2. Ashes Garden
3. Berenice
4. Irate Lizard
5. Dungeon
6. Feelings Buried Alive
7. Serenade to a Sleeper Fairy
8. Celibate
9. Sons of the Light

Link 01
DOWNLOAD
Link 02
DOWNLOAD

LISTEN



Falando um pouco de Metal nacional, vez ou outra aparecem trabalhos tão marcantes, em que a obra foi tão inspirada e bem acabada que o trabalho acaba se tornando referência e termo de comparação para os que surgem depois. Este foi o caso de “Theater of Fate” do Viper, “Schizophrenia” do Sepultura, “Inri” do Sarcófago, e tantos outros clássicos do Metal tupiniquim.


Neste mesmo conceito de importância se enquadra sem dúvidas o excelente “Wine of The Night” da banda Pettalom, um dos álbuns mais injustiçados da história do Heavy Metal brasileiro. Esta pequena obra prima impressionou pela qualidade, sonoridade e originalidade. O Petallom era essencialmente uma banda de Gothic/Symphonic Metal, mas não tenha em mente os lugares comuns dos gêneros. Só para se situar, nesta época bandas como Nightwish, Type O Negative, My Dying Bride estavam estourando para o mundo.


O Pettalom, então surgido na pequena Tatuí, lançou a demo “The Wine of The Night… and The Promisse of The Sun”, chamando a atenção de toda a mídia especializada pela tamanha qualidade daquele trabalho. Toda essa atenção encorajou a banda então a polir suas composições para o que viria a se tornar seu álbum de estreia “Wine of The Night”, lançado em 2000, que impressionou público e crítica. Toda aquela riqueza musical capitaneada pelos vocais de Marcos Riva e Katia Santana era irretocável! Enquanto Marcos pontuava com uma voz com um toque de Andrew Eldritch (Sisters of Mercy), Katia brilhava com suas características operísticas fazendo a música do Pettalom ganhar uma textura própria, acompanhados de músicos acima da média.

 
Não seria exagero dizer que “Irate Lizard” e “Felling Buried Alive” estejam entre as mais belas canções escritas no Metal brasileiro – esta segunda num perfeito amalgama de partes sinfônicas, acústicas e peso sem eu final com uma linda citação na língua portuguesa, irretocável!


“Sons of Light” é uma canção épica num impressionante duelo entre os vocalistas e as guitarras em suas mudanças de andamento. “Berenice” já toma o ouvinte por sua dramaticidade em sua estrutura com sendo uma Ópera/Metal, num dos melhores duelos vocais já ouvidos por este escriba. “Serenade To A Sleep Fairy” é uma pequena obra-prima escrita a piano onde Katia mostra toda a magia de sua voz, indicando por que foi uma das melhores vocalistas que já passaram em nosso Metal.


Com certeza, a força do álbum também estava em apresentar um trabalho equilibrado de canções que traziam uma harmonia entre si. A musicalidade do trabalho impressiona por conter diversas passagens que grudam na mente e atraem pela riqueza de seus momentos acústicos e épicos.

 
Por todas estas qualidades não é de se estranhar que o álbum tivesse sido reverenciado em todas as mídias onde foi divulgado; mas infelizmente nem tudo são flores e uma estratégia de divulgação tímida por parte da gravadora e a quebra interna entre os músicos da banda fez com que poucos shows de turnê fossem feitos. Quando o segundo álbum “Ancient Sacraments” saiu, já não chamou a atenção e não possuía a formação brilhante nem a qualidades das canções do Pettalom anterior. A banda acabou se desfazendo pouco depois. O vocalista Marcos Riva tem tentado levar seu projeto atual Pethallian ao sucesso.


Fica o registro deste que ainda é, sem dúvidas, um trabalho que marcou o Metal nacional e influenciou muitos músicos posteriormente. Não por acaso a banda é citada por diversas outras de fora do país como uma influência até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário