Social Icons

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Omfalos - Idiots Savants - 2011 - Download


Gênero: Black Metal

1. Que Bonito és Un Entierro
2. Drain The Air Out Of My Lungs
3. Sleep State Misperception
4. The Naked Lunch
5. Anonymous Hate Manifesto
6. Bipolar Affective Disorder Suite
7. A Funeral Dirge For My Sanity
8. The Desperate Ballad Of The Motherless Child
9. A Failed Experiment In Fitting Into This World


Link 01
Link 02
 DOWNLOAD

LISTEN

O "Omfalos" é um projeto de black metal experimental oriundo da capital federal brasileira (Brasília). O núcleo do grupo gira em torno de apenas duas mentes, que atendem pelos seguintes pseudônimos: Thormianak (guitarras) e Zé Misanthrope (vocais).


Confesso que quando recebi o release não imaginei que o grupo fosse superar tantos minhas expectativas. Mas que grata surpresa tive! É sempre bom ver uma banda que faz um som extremo, bem definido e caótico. Porém - por mais paradoxal que pareça -, bem feito e com sentido... não apenas uma grande massa de barulho dita como música.


A dupla trilha pelo caminho do black metal, mas resumir este álbum em tal rótulo seria ingenuidade, burrice. Ao ouvir as músicas você encontrará passagens que remetem desde ao doom metal, rock progressivo, melodic death metal até o já citado black metal em sua forma mais ríspida. Exemplo? "Bipolar Affective Disorder Suite" (sexta faixa) é uma das melhores composições desse trabalho e a que mais reune os elementos citados anteriormente.


Já a velocidade de faixas como "Drain the Air Out of my Lungs" e "Sleep State Misperception" remetem gigantes do metal extremo norueguês como "Enslaved" e "Immortal", só pra ilustrar alguns exemplos. Os solos de guitarra e riffs são afiados e bem feitos. A mixagem do álbum - realizada por Caio Duarte - contribui bastante para a audição, pois mesmo em meio ao "caos" tudo soa cristalino e no seu devido lugar.


Esse cuidado com a produção é assustador: toda a ambientação é realizada, no maior estilo progressivo - uso de sons como chuva, falas e sons ambientes no geral são utilizados. Tal recurso faz o ouvinte sentir ainda mais o clima de desespero das músicas. Sim, é um black metal que não cultua o Belzebu, mas se preocupa em aventurar-se pelos sentimentos mais obscuros da mente humana. Um olhar mais atento ao nome das canções revela isso facilmente, pois elas remetem a distúrbios como bipolaridade, insônia, síndrome do pânico... Tal fato pode revelar o álbum como uma obra conceital - dependendo da ótica analisada.


A sétima faixa ("A Funeral Dirge For My Sanity") diminui a velocidade das primeiras mósicas e mostra um som mais cadenciado que encheria o falecido Peeter Steele ("Type O Negative") de orgulho. Posso dizer, sem medo, que "Idiots Savants" vai crescendo aos poucos e te preparando para o final. Atento ao fato das músicas soarem bem distintas entre si - o que torna a audição do álbum bem agradável - e a vinhetas (primeira e oitava faixa respectivamente) não soarem desnecessárias, mas sim como partes essenciais da obra.


Tudo isso mostra um cuidado incrível dos caras em fazer arte de forma sincera e bem feita, um pouco barulhenta é verdade, mas ainda assim musical e compreensível. A cena do metal extremo - geral, não apenas nacional - seria melhor se todas as bandas entendessem a lição que esses brasilienses do "Omfalos" mostram em "Idiot Savants". Antes de ser black, gothic, ou qualquer outro rótulo, é apenas música sincera e bem feita. Recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário